domingo, 15 de agosto de 2010

O tecnomundo nosso de cada dia


“Não compre  e não alugue. Feito de fã para fã”.


Quem  tem o costume de assistir desenhos animados japoneses baixados pela Internet  ou comprados no camelô já deve visto, durante a pausa, mensagens como “Não compre ou alugue anime” ou “Feito de fã para fã”.   Em algumas HQ escaneadas, os scans, também possuem mensagem similar.

A guerra aos blogs e fóruns que oferecem scans, animes e filmes segue-se ferrenha. Muitos blogs foram deletados, outros transferem o seu conteúdo para servidores estrangeiros .  A disponibilidade desses  materiais de forma gratuita, que é confundida ou rotulada como  pirataria, já teve até pedido diplomático contrário.

Em 2009 o primeiro-ministro do Japão pediu endurecimento à pirataria de animes e mangas, boa parte tendo como destino o EUA.   O EUA  é duro relação  aos copyrights.

As noticias de processos contra sites de torrents como o Piratebay ou a usuários que baixam ou disponibilizam músicas no formato mp3, trazem temor aos que usam a rede informacional.   Baixar qualquer conteúdo e compartilhá-lo sem cobrar é pirataria?
O que diz a lei de Direitos Autorais?  Afinal  acessar o conteúdo de língua estrangeira, exemplo uma HQ belga que comercialmente não será publicada por  não interessar as editoras brasileiras, não seria uma forma de inclusão?

 Pelo que se sabe, tantos os fansubs, blogs e fóruns tanto de scans, filmes e animes não cobram um centavo pelo trabalho de diagramação, edição e tradução.  Ok. Pedir doação para manter o site ou servidor é plausível em comparação ao esforço feito por eles. Há membros que compram  edições em papel, escaneam e põem na rede.   Onde está a pirataria?

A pirataria ocorre quando se comercializa um produto de outrem sem licenciamento. 
No Canadá é assim: quando alguém baixa um desenho ou música e deixa em seu computador e somente ele o usa para seu entertenimento não é e mesmo que ele passe passe para outra pessoa e não haja valores monetários envolvidos, também não é.  Mas, a partir do momento em que se vende, aí sim é configurado como ato  pirata.

A discussão vai longe e ainda há muitos pormenores que devemos atentar.   Dê uma olhadinha nas mensagens de abertura  dos dvd que você tem em casa, independente de onde tenha comprado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário