quarta-feira, 16 de junho de 2010

Ninguém é uma ilha.. mesmo querendo

Pensei em escrever sobre o desempenho da seleção dunguista contra a seleção norte-coreana, mas mudei de idéia por causa dos comentários do twitter que surgiam ao longo da partida.  Tem gente que gosta de sinalizar internet mesmo quando não tem nada contribuir de útil.
Não tenho twitter e nem passa pela cabeça. Já basta contas de e-mail, msn e as redes sociais.  Aliás redes socais pululam aos montes, Orkut:; Facebook; Hi5; Unik; Myspace; Badoo; Sonico; deve tre mais surgindo com a promessa de ser diferente das outras. Por isso lembrei-me que informacionalmente não estamos isolados, a evolução da internet encurtou a distância entre pessoas (sic). Ninguém é uma ilha mesmo querendo, a possibilidade diminui conforme aumenta o comunicação  nas infovias.  Basta olhar os recados nos murais do Facebook " fulano está jogando Mafia Wars" ou no Orkut " sicrano jogando Colheita Feliz".  Tenho amigos que pelo msn, dependendo do que escrevam logo após o nome,  já indicam como estão emocionalmente.
Quase sempre sabemos o que o outro está fazendo sem muito esforço, nós mesmos sinalizamos alguns feitos.  Postamos fotos, lemos recados dos outros, encaminhamos mensagens ( às vezes isso é tão incomodo quanto grosseiro),  informamos para onde vamos, etc. Tudo lá nas páginas das redes sociais, no Twitter.
No mundo virtual formamos arquipélagos pois são várias ilhas com afinidades, interesses e gostos.  O que é bom porque além de aproximar pessoas de lugares distantes (seja virtual ou fisicamente) também propicia a troca.  Quantas pessoas reencontraram os amigos pelo Orkut?  Quantas as idéias ganham corpo com as discussões via mensagens instantanêas.  Por outro lado a falta de privacidade e a vontade de se fazer notar tornou-se algo constante. Está  conduzindo para um esmaecimento da áurea que reveste as relações.    Mas tudo bem, não  há rosa sem espinho.
O quão admirável tornou-se o mundo novo informacional com  sua nova língua tornando  pontos numa geogarfia de redes.





Nenhum comentário:

Postar um comentário